quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Nomes

Pois é, parece que há várias hipóteses, mas nenhuma agrada a todos.

A minha preferida, até agora, é EXPERIÊNCIA. Porque remete imediatamente para algo que se passa num intervalo temporal, porque é muito rico em termos de divulgação, e sobretudo porque reúne todos os significados que temos vindo a dar e mais alguns. Porque "experiência" não precisa de ser a experiência científica, mas pode ter o significado mais filosófico da experiência ancestral; o dicionário diz que "experiência" pode ser «conhecimento transmitido pelos sentidos», que é brutal. E se virem o significado de "sentir", aparece "experiência" como sinónimo. Mas compreendo quando dizem que o nome em si não é muito bom, embora não concorde.

A segunda preferida é LABORATÓRIO SENSORIAL, pelas razões que dei na altura em que falei disso.

ID, Ego, Superego e Flashback não gosto. Não por causa dos significados, mas por causa do que transmitem quando se ouvem - podem ser nomes de revistas! Não são mesmo nomes para festas.

Entretanto pus-me a pensar noutros nomes:

ENSAIO: remete para aquele campo sintático, é curto, pode gerar curiosidade "ensaio? mais ensaio de quê? - não é ensaio, é uma festa! - mas é o ensaio de uma festa? - não, a festa é um ensaio!) mas pode não ser o mais apelativo.

IMPULSO: o impulso nervoso está na base (é) o sentir, é rico, a palavra é muito forte, remete para um acontecimento temporal (mas curto, fulminante)

Há duas coisas que precisam de estar definidas rapidamente: o ESPAÇO e o NOME.

Tenho dito.

1 comentário:

JC disse...

experiência quanto a mim só tem um pequeno senão, o comprimento da palvra.

Gosto de ensaio, tenho medo do significado de ensaio de uma banda ou qq coisa do género, teria de ter subtitulo com qualidade.
tipo : ENSAIO - A Experiência do impulso
n sei qq coisa do género e acho que experiência funcionaria muito bem num subtitulo